Saúde

Depressão pós-parto: como identificar?

A depressão pós-parto é um problema que atinge muitas mulheres anualmente. De cada quatro mães brasileiras, uma sofre com a Depressão Pós-Parto. Essas mães precisam encontrar ajuda, mas você sabe como identificar esses sinais?

Primeiramente, existem alguns fatores de risco para a doença, e podem passar despercebidos por falta de suporte ou apoio familiar, como: ansiedade intensa, histórico de transtorno pré-menstrual, infertilidade, abortos ou perdas gestacionais e até problemas de saúde, como hipertensão ou diabetes.

É normal ficar um pouco triste depois do parto, cerca de 80% das mulheres tem o chamado baby blues, melancolia que aparece nos primeiros dias do bebê em casa. Mas essa melancolia é leve e passa com, no máximo, um mês.

A Depressão Pós Parto é mais intensa e causa ansiedade, irritabilidade, mudanças de humor, cansaço e desânimo persistentes, além de diminuição de apetite, insônia e sensação de incapacidade.

Uma vez reconhecido o problema, o tratamento geralmente é feito com a combinação de psicoterapia e antidepressivos. O apoio da família é fundamental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *